Narrativo
Contar uma história está na alma das pessoas. Imediatamente elas param para ouvir e saber qual é o final.
Intertextual
É possível usar anúncios disfarçados de relatos científicos, notícias ou outras linguagens. Mudamos o foco de atenção, e isso pode fazer as pessoas esquecerem, por um momento, de que se trata de um anúncio.
Testemunhal
A velha e boa fórmula. É possível dizer em propaganda que uma fórmula é velha e boa? Depende da abordagem. Se você propuser uma inovação, as pessoas vão parar para olhar.
Comparativo
Fale algo a favor de seu público. Faça com que ele se identifique com o que ele almeja ser, mostre no anúncio que isso é possível.
Informativo
Fale sobre o produto. Suas qualidades podem vendê-lo...
Nonsense
Idéias "sem sentido" existem no cinema e no teatro, em épocas específi-cas da história desses meios de expressão, e foram bem aceitas por certas faixas de público. A propaganda vem adotando, e o público jovem vem se identificando.
O Humanitário
Emocione além de vender seu produto ou serviço. Inclua o consumidor no problema, faça-o sentir na pele.Veja a
Irônico
Se você não exagerar na agressividade, fica melhor ainda. Abuse da inte-ligência do leitor e faça-o participar da brincadeira.
Ambíguo
Idéias com duplo sentido são mais difíceis de construir, mas quase sem-pre muito mais ricas. Só tome cuidado com os dois sentidos. O trabalho passa a ser o de fazer duas possíveis leituras adequadas e não indeseja-das ou sem sentido.
Polêmico
Faz as pessoas perguntarem: com que direito você afirma isto? Mas faz parar para ver. Exemplo são as campanhas que abordam questões so-ciais como preconceito de classe ou racial, ou as comportamentais, era geral temas difíceis de se tratar por não serem de consenso.
Lúdico
As pessoas querem imaginar coisas. Incentive-as.
Autoritário
Diga o que tem a dizer e ponto final. Faça-se convincente pelo que fala.